logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Vila Natalina de Maceió encerra temporada com sucesso e impulsiona economia solidária

COMPARTILHE

Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

A Vila Natalina, montada pela Autarquia de Iluminação Pública (Ilumina) de Maceió, na Praça Gogó da Ema, se despede dos maceioenses e turistas nesta quarta-feira (31). O espaço, localizado na Ponta Verde, abrigou, desde o dia 22 de novembro, mais de 30 grupos e 200 artesãos atendidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes). Essa iniciativa foi uma oportunidade para impulsionar a economia solidária em Maceió.

Durante o período em que esteve aberta, a Vila de Natal recebeu artesãos que se revezaram nas barracas montadas pela Prefeitura para comercializar produtos feitos à mão. Entre as opções estavam roupas e objetos de decoração em filé, brinquedos de madeira, produtos feitos de material reciclável e muito mais.

O subsecretário da Semtes, Jonatas Omena, ressalta que tanto os turistas quanto os alagoanos tiveram a oportunidade de conhecer e prestigiar a economia solidária. “A nossa orla esteve lotada e várias famílias vieram mais de uma vez nos visitar. A faixa de renda foi de mais de R$ 80 mil, contemplando as famílias dos artesãos. O nosso prefeito JHC entendeu a importância desse espaço e estendeu o período, dando ainda mais tempo para que todas as famílias ficassem na vila”, destacou.

Essas vilas natalinas se tornaram uma realidade em Maceió e têm contribuído principalmente para o fortalecimento do artesanato local. Bruno Melo, diretor de Economia Solidária da Semtes, afirma que elas trouxeram uma renda de extrema importância que aqueceu a economia de todos os artesãos.

Durante a gestão do prefeito JHC, a possibilidade de ter uma renda extra por meio do artesanato se tornou uma realidade. Delma, uma artesã com mais de 18 anos de experiência na economia solidária, elogia o projeto das vilas iluminadas. “Veio para agregar ainda mais espaço para a gente expor, que é o que a gente precisa. O artesão precisa de espaço, e essas vilas foram fundamentais”, afirmou.

A despedida da Vila Natalina representa o encerramento de um período de oportunidades para os artesãos de Maceió. A iniciativa da Autarquia de Iluminação Pública contribuiu para fortalecer a economia solidária e valorizar o trabalho dos artesãos locais. Agora, eles se preparam para novos desafios e oportunidades que possam surgir no futuro.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade