Maceió tem atuado no combate ao tabagismo há uma década, buscando reduzir os riscos de doenças respiratórias, cardiovasculares e transmissíveis, como a tuberculose, através dos Núcleos de Cessação ao Tabagismo disponibilizados para toda a população. Agora, o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) criou um Núcleo exclusivo para tratar os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O novo serviço surge devido à constatação de um grande número de servidores tabagistas na área da saúde e segue a metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e as diretrizes já estabelecidas pelo Programa de Cessação ao Tabagismo do município. O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes entre os servidores da Saúde e, consequentemente, diminuir os problemas de saúde relacionados ao tabagismo nesse grupo.
O coordenador do Sass, André Oliveira, ressalta a importância desse serviço para promover a saúde dos servidores da saúde, para que eles possam cuidar da população com o máximo de bem-estar possível. “Nosso papel sempre será viabilizar o acesso a serviços que possam colaborar para a promoção e prevenção da saúde do servidor”, enfatiza Oliveira.
O tratamento oferecido segue a metodologia estabelecida pelo INCA, baseada em estudos sobre câncer e outras doenças relacionadas ao tabaco. Ele tem duração de um ano e inclui reuniões periódicas, acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, educador físico e fisioterapeuta. Além disso, os servidores também recebem atendimento médico para avaliar a necessidade de uso de medicação auxiliar para abandonar o vício.
Para ter acesso ao tratamento, não é necessário encaminhamento médico. Basta ir até o Sass, localizado nas salas 105 e 106 da SMS, portando RG e cartão do SUS para fazer o cadastro. O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5494 ou pelo e-mail sass@sms.masceio.al.gov.br.
É importante destacar que o tabagismo é um grave problema de saúde pública, causando inúmeras doenças e diminuindo a qualidade de vida das pessoas. Portanto, a iniciativa de Maceió em oferecer tratamento especializado para os servidores da saúde é louvável, visando não apenas o bem-estar desses profissionais, mas também a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. Espera-se que essa ação inspire outras cidades a implementarem medidas semelhantes, buscando combater o tabagismo e seus efeitos nocivos à saúde.













