logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Agentes da Guarda Municipal de Maceió iniciam curso de qualificação para manutenção de portes de armas de fogo.

COMPARTILHE

Agentes recebem instruções durante aula do curso. Foto: Ascom Semsc

Agentes da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCM) deram início, nesta sexta-feira (26), ao Estágio de Qualificação Profissional (EQP) voltado para a manutenção dos portes funcionais de armas de fogo. O curso, que seguirá até o dia 10 de fevereiro, também será ministrado nos finais de semana. O treinamento abrange aspectos físicos, técnicos, táticos e de confronto corporal.

A grade curricular do EQP inclui instruções sobre defesa pessoal, algemação e imobilização, código de ética e lei de abuso de autoridade, saúde do trabalhador, segurança de grupos vulneráveis, atendimento pré-hospitalar, entre outros temas relevantes para o exercício da função dos agentes.

O instrutor do treinamento, Irã Cândido, ressalta a importância desse tipo de capacitação para os agentes no desempenho de suas funções sociais nas ruas. Segundo ele, o treinamento proporciona autocontrole, confiança e responsabilidade, aspectos fundamentais para atender às expectativas da sociedade em relação à atuação da Guarda Municipal.

A agente Klesia Maria também destaca a importância do treinamento e do conhecimento adquirido para a aplicação no dia a dia de trabalho. Ela ressalta que a capacitação abrange desde o vigor físico dos agentes, com a preparação dos instrutores, até os aspectos legislativos que serão abordados. Para Klesia, é fundamental que a Guarda Municipal esteja preparada para os desafios enfrentados nas ruas, secretarias e espaços públicos.

A subsecretária de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, valoriza o investimento na preparação e qualificação dos agentes da Guarda Municipal. Ela destaca que essa preparação reflete diretamente na abordagem e nas decisões tomadas pelos agentes. Neste estágio de qualificação, mais de 80 guardas estão participando.

Vale ressaltar que, na última segunda-feira (22), os agentes realizaram o teste de aptidão psicológica para a manutenção do porte de arma. Desde dezembro de 2021, um Acordo de Cooperação Técnica permite que os integrantes da Guarda Civil Municipal de Maceió tenham porte de arma de fogo com validade de 10 anos.

O EQP é voltado especificamente para a manutenção dos portes funcionais de arma de fogo e é realizado apenas para os agentes que já possuem o porte. O porte de arma é adquirido após a aprovação total no curso de formação.

O investimento na qualificação dos agentes da Guarda Municipal de Maceió visa garantir uma atuação cada vez mais eficiente e responsável na proteção e segurança da comunidade. A preparação adequada dos agentes é essencial para que possam lidar com os desafios e demandas do cotidiano, sempre buscando o bem-estar e a tranquilidade dos cidadãos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade