Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) juntamente com a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) estão empenhados em realizar ações preventivas de combate ao trabalho infantil durante o Verão Massayó. Durante todos os dias do evento, foram feitas orientações com o objetivo de conscientizar a população sobre essa problemática, encerrando as atividades neste domingo (21).
A iniciativa é promovida pela Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes, visando atender crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho infantil. Além disso, são realizados momentos de conscientização e sensibilização com familiares e ambulantes sobre a temática.
A subsecretária da Primeira Infância, Taciana Veloso, destacou que durante esses dias de ação serão arrecadados alimentos e distribuídas pulseiras de identificação para as crianças e adolescentes que frequentarem o evento. Essa parceria é realizada em conjunto com o Juizado da Infância e da Adolescência.
“Nós estamos nos mobilizando para atender todas essas demandas durante todos os dias de evento, realizando abordagens, ações educativas e encaminhando os casos que necessitam de intervenção para os nossos equipamentos. Além disso, vamos distribuir pulseiras para todas as crianças e adolescentes que estiverem no evento com a identificação e número para contato, para caso alguma se perca, assegurando a comunicação direta com os pais e responsáveis”, explicou Taciana.
Além das ações desenvolvidas durante o Verão Massayó, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão realizando panfletagem, conscientizando o público e comerciantes sobre a importância de combater a exploração do trabalho infantil.
A coordenadora do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), Andreza Siqueira, ressaltou a parceria com a Subsecretaria da Primeira Infância e com o Sine Maceió. “Estamos aqui para combater o trabalho infantil. O objetivo da ação é combater, orientar e identificar crianças que estejam na prática do trabalho infantil ou adolescentes na prática do trabalho desprotegido. Quando identificamos essas situações, oferecemos a inserção no Jovem Aprendiz, através da parceria com o Sine Maceió”, explicou.
Além dos eventos festivos, as equipes do Seas realizam o trabalho de fiscalização em outros espaços, como supermercados, feiras e mercados públicos, visando identificar e combater casos de exploração e trabalho infantil. As crianças identificadas nessas situações são encaminhadas aos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e inseridas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. Medidas protetivas também incluem diálogo com os pais.
É importante ressaltar que os Conselhos Tutelares da capital continuarão funcionando normalmente em sistema de plantão para atender denúncias de violação de direitos. Além disso, é possível fazer denúncias diariamente através do Disque 100.
O combate ao trabalho infantil é uma iniciativa contínua e deve ser uma preocupação de toda a sociedade. É fundamental que haja ações preventivas e de conscientização para garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados e possam desfrutar de uma infância saudável e livre de exploração.