A tradicional queima de fogos da virada de ano em Maceió atraiu milhares de pessoas para a orla marítima da cidade. No entanto, apesar das campanhas de educação ambiental, muitos maceioenses e visitantes acabaram descartando resíduos de forma irregular na faixa de areia da praia ou na avenida principal da região.
Diante dessa situação, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) preparou uma programação especial de limpeza, que será executada no dia 1º de janeiro a partir das 4h da manhã, logo após a queima de fogos. Mais de 350 agentes de limpeza serão mobilizados no Marco dos Corais e distribuídos por toda a extensão da orla, com o objetivo de varrer e recolher garrafas de vidro, latinhas, garrafas PET e outros materiais deixados para trás pelos frequentadores do local.
Além da equipe de limpeza, a Alurb também disponibilizará máquinas, caçambas, motocoletoras e caminhões pipa, que serão responsáveis pela higienização das avenidas da região. A ideia é devolver a praia para a população no dia seguinte, deixando-a limpa para que todos possam aproveitar o feriado. Além disso, a ação tem como objetivo preservar o meio ambiente e evitar que os resíduos descartados de forma irregular acabem indo parar no mar, prejudicando o ecossistema.
“É uma mega operação com o objetivo de devolver a praia para a população no dia seguinte, deixando-a limpa para que possam aproveitar o feriado, mas também para preservar o meio ambiente e evitar que estes itens, descartados de forma irregular, acabem indo parar no mar, prejudicando o ecossistema”, ressaltou Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.
Além da orla marítima, o bairro Benedito Bentes, que também teve queima de fogos e shows musicais, receberá reforços nos serviços de limpeza pública. A ação visa garantir a limpeza e a preservação do local após as festividades.
Com essa programação especial de limpeza, a Alurb busca conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente seus resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a manutenção da beleza natural das praias de Maceió.