Representantes do Ministério da Saúde estiveram em Maceió na última quinta-feira (14) para discutir o cenário epidemiológico das meningites na capital alagoana. O objetivo da reunião, que ocorreu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), no bairro Jaraguá, foi fortalecer as ações de enfrentamento da doença meningocócica.
Durante o encontro, os técnicos do Ministério da Saúde se reuniram com representantes municipais e estaduais na sala de situação da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau). Em seguida, no período da tarde, realizaram uma visita à Unidade Básica de Saúde Aliomar Almeida Lins, localizada no bairro Benedito Bentes.
A visita técnica também incluiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jacintinho, uma vez que tanto o Benedito Bentes quanto o Jacintinho foram identificados como áreas com maior incidência de casos de meningites na capital. Os representantes do Ministério da Saúde puderam conhecer de perto o funcionamento da UPA, entendendo o fluxo de atendimento e levantando questões sobre as dificuldades encontradas.
No segundo dia da visita técnica, a comitiva explorou laboratórios essenciais para o diagnóstico e controle das meningites. O Laboratório Central de Alagoas (LACEN) e o Centro de Produção e Pesquisa de Medicamentos de Alagoas (CPML) foram visitados, com ênfase na hemocultura e realização de exames relacionados à doença.
Durante a tarde, a estrutura do Ambulatório Noélia Lessa e as instalações da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió também foram visitadas. A culminância da visita foi marcada pela reunião de saída, na qual foram apresentadas as fragilidades identificadas durante a visita e iniciou-se o debate para encontrar soluções.
A técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Audrey Moura, acompanhou os técnicos durante toda a visita e ressaltou a importância da presença do Ministério da Saúde. “Os representantes destacaram que o propósito da visita técnica foi fortalecer os laços e aprimorar o sistema de enfrentamento das meningites em Maceió. Eles elogiaram o esforço integrado observado e ressaltaram a importância de manter e fortalecer essa parceria para melhorar o fluxo estabelecido”, relatou Audrey Moura.
A visita técnica do Ministério da Saúde representou um passo crucial na identificação e resolução dos desafios enfrentados no combate às meningites em Maceió, reforçando a importância da colaboração entre as esferas federal, estadual e municipal na busca por soluções efetivas para a saúde pública.