logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Justiça Federal nega ação do governo estadual e garante indenização da Braskem para Maceió, que será revertida em benefícios para a população.

COMPARTILHE

Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

A Justiça Federal decidiu a favor da legalidade da indenização que a Braskem está pagando ao município de Maceió pelos danos causados pelo afundamento dos bairros. Essa decisão garante que a cidade seja devidamente compensada financeiramente pelos prejuízos causados pela empresa.

O governo estadual de Alagoas tentou impedir o pagamento desta indenização, utilizando a Procuradoria do Estado para contestar o direito de Maceió receber esse ressarcimento. No entanto, a Justiça Federal negou essa ação e garantiu que a cidade receba os recursos que lhe são devidos.

O juiz André Luís Maia Tobias Granja, responsável pela decisão, destacou em seu despacho a ilegitimidade da Procuradoria Geral do Estado de Alagoas em contestar o acordo firmado entre a Braskem e o município de Maceió. Ele ressaltou que a ação do estado de Alagoas em anular esse acordo ignora as competências legais e configura uma intervenção indevida do estado na gestão de questões patrimoniais municipais.

A indenização que está sendo paga pela Braskem será integralmente revertida em benefícios para a população de Maceió. Um exemplo disso é a aquisição do Hospital da Cidade, que se tornará o primeiro hospital público municipal da história de Maceió. Essa unidade será voltada para o atendimento de alta e média complexidade, oferecendo os melhores equipamentos para a realização de exames e procedimentos em toda a região nordeste.

Essa decisão da Justiça Federal é de extrema importância para a cidade de Maceió, que sofreu com o afundamento dos bairros e teve perdas significativas em seu patrimônio e arrecadação. Com a garantia de receber essa indenização, o município poderá investir em melhorias e desenvolvimento para a população, garantindo uma vida melhor para todos os moradores.

É fundamental que as empresas sejam responsabilizadas pelos danos que causam ao meio ambiente e às comunidades onde estão inseridas. A decisão da Justiça Federal em favor de Maceió é um passo importante nessa direção, mostrando que a justiça está atenta e disposta a garantir os direitos das vítimas e a reparação dos danos causados.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade