logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto Escola Alerta promove ações de educação ambiental e combate ao Aedes aegypti em escolas públicas de Maceió.

COMPARTILHE

Atividades de educação ambiental com alunos da Escola Municipal Pedro Barbosa. Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb

O Projeto Escola Alerta, uma iniciativa voltada para a educação ambiental e a saúde de professores e estudantes de instituições públicas da capital, tem como objetivo combater os casos e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, nas localidades onde as escolas estão situadas. Na última quarta-feira (6), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) visitou a Escola Municipal Pedro Barbosa Junior, em Cruz das Almas, para levar atividades e orientações sobre o descarte correto de resíduos.

Durante a visita, os servidores da Alurb foram às salas de aula para desenvolver ações educativas de enfrentamento ao Aedes Aegypti, explicando aos alunos como evitar a criação de focos de dengue por meio do descarte irregular de lixo. Além disso, os estudantes participaram de uma oficina de brinquedos sustentáveis, promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, Kedyna Tavares, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para combater a doença. Segundo ela, muitas vezes o próprio resíduo gerado pela instituição acaba se tornando um foco de dengue durante o verão, por isso é fundamental que as pessoas responsáveis pela escola ajam de forma correta, evitando a propagação da doença.

O Projeto Escola Alerta continuará acontecendo periodicamente em outras instituições mapeadas pela Prefeitura de Maceió, de acordo com as necessidades da comunidade escolar. A intenção é informar e sensibilizar os alunos sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis e da manutenção dos ambientes escolares livres da dengue.

Além da Alurb, outras entidades também participam das atividades do Projeto Escola Alerta, como a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que coordena a iniciativa.

Outra região que recebeu ações de educação ambiental foi o Conjunto Joaquim Leão, no Vergel do Lago, onde as atividades foram voltadas para a reciclagem. Além dos educadores da Alurb, cooperados da CoopMundaú, cooperativa responsável pela coleta seletiva na área, também participaram. O objetivo principal era informar sobre a separação correta dos resíduos e o serviço de coleta seletiva disponível no conjunto.

Moradores do Conjunto Joaquim Leão foram orientados sobre o descarte correto de resíduos e a importância da reciclagem. Mauro Wanderley, morador da região há 6 anos, destacou que aprendeu como separar e dar a destinação correta para os recicláveis, agora que serão atendidos pela coleta seletiva.

A diretora da Alurb ressaltou que a intenção é fazer com que o máximo de pessoas de Maceió adiram à coleta seletiva. Ela informou que houve uma ampliação significativa do serviço, passando de 16 para 50 mil residências atendidas, e que os locais que ainda não eram contemplados estão sendo incluídos para que a população conheça e aprenda sobre a importância da reciclagem.

As atividades de educação ambiental promovidas pelo Projeto Escola Alerta são fundamentais para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis e do combate ao Aedes aegypti. A continuidade dessas ações é essencial para manter os ambientes escolares livres de doenças e promover uma cidade mais sustentável.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade