Na última terça-feira, 22, a Cooperativa Pindorama recebeu duas visitas simultâneas com objetivos importantes. Membros de diferentes setores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa se reuniram com a diretoria da cooperativa, enquanto representantes da Usina Coagro, do Rio de Janeiro, conheceram as instalações da Usina Pindorama.
A visita da Embrapa à Pindorama ocorreu devido aos novos investimentos que a cooperativa alagoana está realizando. Em breve, será inaugurada uma nova indústria de produtos derivados do tomate. André Dutra, gerente adjunto da Embrapa Agroindustria de Alimentos, destacou que a visita teve o objetivo de conhecer a infraestrutura da nova indústria e os projetos desenvolvidos pelos associados da Cooperativa Pindorama. Eles estão cultivando o BRS Sena, um híbrido de tomate desenvolvido pela Embrapa, que será utilizado na fabricação de molhos e catchup. Essa parceria entre a Embrapa e a cooperativa pode ser uma oportunidade inovadora para o mercado nacional e internacional.
A comitiva da Embrapa, composta por André Dutra, Flávia Teixeira, Priscila, Ogmar Flores, Karina dos Santos e Flávio, foi recepcionada pelo diretor-secretário da Cooperativa Pindorama, Antônio de Oliveira, e o gerente das indústrias de alimentos, Jasse Rocha.
Já os técnicos da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) visitaram a Usina Pindorama com o objetivo de conhecer o processo de fabricação da levedura seca. A levedura é essencial no processo de transformação do caldo da cana em etanol. Após a produção de etanol, o excedente é encaminhado para secagem, originando a levedura seca, que é utilizada como suplemento alimentar para animais.
Erikson Viana, gerente industrial da Usina Pindorama, destacou que o processo de fabricação da levedura seca foi aprimorado, utilizando apenas produtos naturais e readequando a temperatura no ambiente de produção. Essas melhorias garantem uma nutrição adequada e a saúde dos animais. A Usina Pindorama produz cerca de 10 toneladas de levedura seca por dia.
A comitiva da Coagro-RJ, formada por Antônio Marques, Paulo Cerqueira, Maxel Neves e José Luiz, também visitou o escritório da Cooperativa Pindorama em Maceió, onde foram recepcionados pelo presidente da cooperativa, Klécio Santos.
Essas visitas representam a importância da cooperação entre instituições e empresas para o desenvolvimento de projetos inovadores e o fortalecimento do setor agropecuário. A Cooperativa Pindorama demonstra seu compromisso com a produção de alimentos de qualidade, investindo em novas indústrias e melhorando seus processos de fabricação. A parceria com a Embrapa e a visita da Coagro-RJ são exemplos do reconhecimento do trabalho realizado pela cooperativa.
Com informações da ASCOM Pindorama