A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está promovendo, nesta quinta-feira (7), eleições para grêmios estudantis em 18 escolas da rede de Maceió. Essas escolas abrangem turmas do 6° ao 9° ano e também Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), totalizando 8.640 estudantes participantes do processo eleitoral.
Os representantes eleitos atuarão junto à gestão escolar, Conselho Escolar e os próprios estudantes, buscando melhorias para suas respectivas unidades. Esse momento marca uma retomada histórica e garante uma gestão mais democrática, uma vez que essas entidades estavam desativadas desde 2016.
Os grêmios estudantis foram reativados pela Semed por meio de uma portaria emitida neste ano de 2023. A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, destaca que os grêmios são “instrumentos fundamentais da gestão democrática, que proporcionam cidadania e protagonismo aos estudantes dentro das escolas”.
Edileuza Maciel, técnica da Coordenação Técnica de Articulação Escolar, Família e Comunidade da Semed, ressalta a importância histórica dessa conquista da gestão de Jó Pereira e do prefeito JHC em trazer de volta os grêmios estudantis. Esses grêmios possuem grande relevância para os estudantes, pois eles farão parte da gestão das escolas.
“É importante porque eles ajudam a equipe diretiva da escola a melhorar o desempenho, porque ninguém sabe melhor o que falta na escola do que eles, que são os usuários. Vão aprender na escola a serem cidadãos, a reivindicarem seus direitos, porque o grêmio dá voz aos estudantes e desperta o pertencimento a eles, de que a escola também é deles. É de uma importância ímpar e histórica!”, comemora a técnica.
As escolas municipais que irão participar do pleito são: Antídio Vieira, Arnon Afonso de Melo, Elizabeth Anne de Farias Lyra, Hévia Valéria Maia Amorim, Tradutor João Sampaio, José Correia Costa, Kátia Pimentel Assunção, Padre Pinho, Pio X, Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles, Zumbi dos Palmares, José Haroldo da Costa, Manoel Pedro, Jaime Miranda, Luiz Pedro da Silva I, Maria de Lourdes Bezerra Nunes e Padre Brandão Lima.
O processo eleitoral está sendo realizado com seriedade, seguindo normas semelhantes às das eleições de diretores, vice-diretores e Conselho Escolar. A posse dos eleitos está prevista para o dia 14 de dezembro.
Até a terça-feira, dia 5 de dezembro, as chapas estão visitando as salas de aula de suas escolas, apresentando propostas e discutindo os pontos com os alunos. Para votar, os eleitores devem apresentar o RG ou a declaração de matrícula. O pleito ocorrerá em dois turnos e, se a escola tiver EJAI, também será realizado à noite.
Durante o mês de novembro, a Semed realizou a Capacitação das Comissões Pró-Grêmio, formação das mesas receptoras e também uma comissão para orientar sobre a eleição e apuração.
A reativação dos grêmios estudantis torna a gestão escolar ainda mais democrática, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participarem ativamente das decisões e melhorias de suas escolas. Essa iniciativa é fundamental para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento do senso de pertencimento dos estudantes em relação às suas escolas.













