Seis escolas da rede pública de ensino de Maceió estão prontas para receber as famílias que residem nas áreas próximas à mina 18, da Braskem, que apresenta risco de colapso. Além dessas seis escolas, outras três unidades estão de “sobreaviso”, caso seja necessário. A logística foi organizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e das demais pastas integrantes do Gabinete de Crise.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, reforçou o apelo para que a população da área de risco busque abrigo nas escolas e contou que a Semed disponibilizou 50 ônibus e quatro caminhões para atender às demandas da Defesa Civil de Maceió. Ela ressaltou que a prefeitura está adotando medidas para proteger os moradores e que estão prontos para recebê-los.
A Prefeitura de Maceió criou o Gabinete de Crise para coordenar as ações de proteção aos moradores das áreas de risco. A secretária Jó destacou que todas as pastas do município estão envolvidas nesse esforço, disponibilizando escolas, banheiros químicos, transporte, geradores de energia, alimentação, pessoal para trabalhar na limpeza e coordenação dos trabalhos, atendimento de saúde, ordenamento de trânsito, assistência social, fornecimento de água, limpeza urbana, segurança e até mesmo acolhimento para animais.
Jó também ressaltou que a Educação está presente no mutirão de apoio, mas já está analisando soluções para voltar às atividades nas escolas utilizadas para o acolhimento social emergencial assim que possível.
Na Escola Pompeu Sarmento, a diretora-geral, Roberta Viana, informou que foram disponibilizadas 14 salas e cinco banheiros. A unidade recebeu colchões, lençóis, material de limpeza, kits de higiene e alimentação. A assistente social do município, Catarina Lins, destacou que a unidade conta com serviço de saúde e trouxe brinquedos para as crianças. Todas as famílias que chegaram receberam assistência e as que chegarão a partir de hoje também serão atendidas.
A transferência das famílias deve ser orientada pela Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 199. As nove escolas estão estruturadas com carros-pipa, colchões, alimentação, equipes de saúde, equipes da Guarda Municipal e de assistência social para receber até 5 mil pessoas das regiões do Mutange, Bom Parto e Flexal de Baixo.
As escolas municipais disponíveis para receber as famílias são: Escola Professora Maria José Carrascosa, Escola Rui Palmeira, Escola Antídio Vieira, Escola Pompeu Sarmento, Escola Lenilto Alves e Escola Brandão Lima.
A prefeitura está empenhada em garantir a segurança e o bem-estar dos moradores das áreas de risco, oferecendo abrigo, assistência e suporte necessário até que seja possível retornar às atividades normais.