Durante a noite da última quarta-feira (29) e madrugada desta quinta-feira (30), os agentes de limpeza da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) se uniram às equipes que trabalham nas ações nas áreas de risco em Maceió. Essas áreas estão enfrentando o risco iminente de colapso na mina 18, causado pela Braskem.
De forma estratégica, com o auxílio de caminhões pipa e máquinas, os garis foram responsáveis por realizar a limpeza e organização de seis escolas municipais. As instituições que receberam esse cuidado especial foram a Escola Municipal Padre Brandão Lima, no Benedito Bentes, a Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, no Barro Duro, a Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, no Vale do Reginaldo, a Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel, a Escola Municipal Professor Lenilto Alves Santos, no Jacintinho e a Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no Trapiche. Algumas famílias já foram realocadas para essas instituições, garantindo a segurança das mesmas.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, ressalta a importância de todos estarem preparados nesse momento delicado. Segundo ele, a Prefeitura deve estar atenta e pronta para agir em qualquer situação, contribuindo para minimizar o sofrimento das pessoas que residem nessas áreas de risco.
Como medida de enfrentamento da situação, a Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência por 180 dias e criou um Gabinete de Crise para acompanhar os últimos sismos que têm se intensificado e agravado o quadro na região já desocupada, próxima ao antigo campo do CSA. Esse Gabinete de Crise estará em funcionamento permanente, monitorando a área afetada pela tragédia e tomando todas as providências necessárias para salvar vidas. Além disso, o Gabinete de Crise manterá comunicação direta com a população e a imprensa de Maceió, publicando boletins atualizados sobre o assunto diariamente.
É importante ressaltar que a Alurb é responsável pela limpeza urbana e desenvolvimento sustentável da cidade de Maceió. A autarquia tem como objetivo promover ações que visam a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5380 ou pelo e-mail protocolo@alurb.maceio.al.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.