Publicidade

Publicidade

Programa Emprega PCD impulsiona inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho de Maceió

COMPARTILHE

Danilo Timóteo e Alexandre Mateus conseguiram novos empregos graças ao Emprega PCD. Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

O programa Emprega PCD, lançado durante a semana Municipal da Pessoa com Deficiência em agosto de 2023, tem sido um grande marco para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Maceió. A iniciativa, criada pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, atua como uma ponte entre empresas e candidatos com algum tipo de deficiência.

No mês de agosto, foram disponibilizadas 32 vagas exclusivas para PCDs nos novos supermercados Mix Mateus, que serão inaugurados nos bairros do Antares e Tabuleiro do Martins. Alexandre Mateus, um jovem de 23 anos com Transtorno de Espectro Autista (TEA), foi um dos selecionados e conseguiu seu primeiro emprego através do programa. Ele está atualmente em treinamento na unidade da Serraria e ocupará a função de operador de caixa. Alexandre expressa sua gratidão pela oportunidade e afirma que descobriu um novo interesse graças ao emprego: “Quero permanecer no mercado de trabalho lidando com clientes e fazendo amigos”.

Todos os candidatos selecionados passaram por um dia de integração, onde puderam conhecer o novo ambiente de trabalho. Durante essa ação, recursos de acessibilidade, como intérpretes de libras, foram disponibilizados para garantir que todos se sentissem acolhidos e parte importante da equipe. Andreza Coutinho, analista de responsabilidade social do Mix Mateus, foi responsável pelo recrutamento dos novos funcionários e destaca a importância de abrir as portas do mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Ela, que também possui deficiência auditiva, compreende as dificuldades enfrentadas nesse processo: “Eu já passei por alguns perrengues nos momentos de entrevista, e sempre me perguntava o que é que eu poderia fazer de diferente para recrutar”.

Danilo Timóteo, um dos selecionados para o programa, relata que estava desempregado há mais de dois anos quando ficou sabendo do Emprega PCD através das redes sociais da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (SEMUC). Agora, com o novo emprego, ele se sente útil e começa a vislumbrar um futuro melhor para si e sua família.

O Emprega PCD tem sido uma iniciativa fundamental para empoderar pessoas com deficiência, permitindo que elas sejam reconhecidas e valorizadas no mercado de trabalho. A inclusão desses profissionais é um passo importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade