logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Exposição “Pérola Negra” é lançada pela Prefeitura de Maceió em shoppings da cidade, destacando a pluralidade e a versatilidade das mulheres negras.

COMPARTILHE

Exposição Pérola Negra é inspirada na música de Luiz Melodia. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió lançou na última segunda-feira (13) a exposição Pérola Negra, que está em cartaz em dois shoppings da cidade, localizados em Cruz das Almas e na Cidade Universitária. O evento de lançamento contou com apresentações culturais e palestras sobre o Procon Racial. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Instituto Raízes de Áfricas e o Procon Maceió.

A exposição, inspirada na música do cantor e compositor Luiz Melodia, retrata 12 mulheres negras que ocupam diferentes espaços na sociedade, mostrando a diversidade e versatilidade de personalidades e características presentes em cada uma delas. As fotografias estão expostas no Parque Shopping e Pátio Shopping até o dia 30 de novembro.

A secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, destacou a importância de as mulheres maceioenses se enxergarem nas modelos da exposição, que são mulheres reais com histórias inspiradoras. Segundo ela, a ideia é que essas histórias sirvam de exemplo para todos.

Entre as modelos está Lucélia Tayná, conhecida como Luh Turbantes, uma personalidade cultural maceioense que realiza oficinas de turbantes, ensinando a importância e o valor histórico desse adorno para outras mulheres negras. Luh também é dançarina afro e foi convidada para se apresentar durante a abertura da exposição. Ela destacou a importância de ocupar os espaços que foram negados ao povo negro.

A exposição faz parte da campanha Maceió é Massa sem Racismo, que inclui a criação de um Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o lançamento de um Guia Afro e ações de conscientização contra o racismo nos transportes públicos da cidade.

O Procon Maceió também marcou presença no evento, apresentando a proposta do Procon Racial, que visa conscientizar os consumidores sobre comportamentos racistas nas práticas de consumo e orientar sobre como denunciá-los. A advogada Emilly Vieira foi uma das palestrantes e ressaltou a importância de tornar as relações de consumo mais igualitárias para todos.

O Procon Maceió adotou 10 princípios para o enfrentamento do racismo e práticas discriminatórias no consumo, entre eles a consideração de que o racismo constitui crime inafiançável e imprescritível. A coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, elogiou a campanha da Prefeitura de Maceió, destacando que ela nasce com o objetivo de trabalhar políticas públicas para a população negra.

A exposição Pérola Negra é uma oportunidade de valorizar e celebrar a cultura negra, além de promover a conscientização sobre a importância da igualdade racial. A mostra ficará em cartaz até o dia 30 de novembro nos shoppings da cidade.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade