Publicidade

Publicidade

Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de Vacinação Antirrábica e imuniza mais de 8 mil animais em Maceió

COMPARTILHE

Mobilização ocorreu no Benedito Bentes e garantiu a imunização de 8.506 animais, entre cães e gatos. Foto: Cortesia

No último sábado (11), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió deu início à campanha de Vacinação Antirrábica, com uma grande mobilização no bairro Benedito Bentes. A ação foi coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e teve como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva.

Ao todo, foram vacinados 8.506 animais, além de 35 que receberam atendimento básico com o médico veterinário. A expectativa é que, ao longo de três meses, a campanha consiga imunizar cerca de 120 mil animais em toda a cidade.

Dario Guedes, coordenador-geral da UVZ, destacou a importância da vacinação antirrábica para combater a doença. Segundo ele, a vacina é a ferramenta mais eficaz e importante para prevenir a raiva em cães e gatos. Por isso, é fundamental que todos os tutores levem seus animais para serem vacinados, evitando assim novos casos da doença.

A vacinação dos animais é simples e não requer nenhum documento. Basta que o tutor compareça a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte e o mantenha contido durante o procedimento.

A UVZ informa que animais vacinados têm, pelo menos, um ano de anticorpos garantidos contra o vírus da raiva, desde que tenham respondido positivamente ao imunizante. Portanto, animais que já foram vacinados recentemente não precisam ser vacinados novamente, desde que a vacinação anterior tenha sido eficaz. Não há um período mínimo para a aplicação da vacina, mas o prazo máximo é de um ano.

A campanha continuará em outros bairros de Maceió ao longo do mês de dezembro, com previsão de conclusão em janeiro de 2024. Além dos pontos de vacinação, a tenda Pet do Saúde da Gente também está disponibilizando a vacina antirrábica para cães e gatos. Nesta semana, ela está localizada no Residencial Maceió 1, na Cidade Universitária.

Confira os locais de vacinação previstos para este mês:

– Associação Amaroyal – Village Campestre II;
– Associação do Acauã – Cidade Universitária;
– Associação do Novo Jardim – Cidade Universitária;
– Associação Rosa Cruz – Santos Dumont;
– Cobel – Tabuleiro do Martins;
– Escola Donizete Calheiros – Santa Lúcia;
– Escola Estadual Benedita de Castro – Clima Bom;
– Escola Estadual Rotary – Santa Lúcia;
– Escola Jayme de Altavilla – Tabuleiro do Martins;
– Escola Margarez Lacet – Tabuleiro do Martins;
– Escola Municipal Silvia Celina – Village Campestre II;
– ESF Galba Novaes – Cleto Marques;
– Instradial (antiga Aprodeal) – Village Campestre II;
– UBS Denisson Meneses – Cidade Universitária;
– Praça do Colégio Manoel Pedro – Santos Dumont;
– UBS Pimentel Amorim (incluindo feira de adoção) – Salvador Lyra;
– UBS Rosane Collor – Clima Bom;
– UBS Sérgio Quintela – Santa Lúcia;
– UBS Tereza Barbosa – Eustáquio Gomes;
– Unidade de Vigilância em Zoonoses – Cidade Universitária.

No dia 25 de novembro, a vacinação será realizada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, no bairro de Jatiúca, e no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, no bairro do Poço. Já no dia 26 de novembro, a ação chegará ao Corredor Vera Arruda, em Jatiúca, e à US Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade