O maior programa de saúde itinerante do país, o Saúde da Gente, está beneficiando diversas comunidades em situação de vulnerabilidade social em Maceió. A partir desta segunda-feira (6), os serviços do programa estão concentrados no Residencial Maceió 1, na Cidade Universitária, e permanecerão no local até o próximo dia 17 de novembro.
Uma novidade é que agora o Saúde da Gente permanece em cada comunidade por duas semanas, sendo na primeira semana de segunda a sábado e na segunda semana de segunda a sexta-feira, totalizando 11 dias de atendimentos, das 8h às 20h.
O programa oferece diferentes frentes de atuação para atender às necessidades da população. A frente de Saúde da Mulher disponibiliza consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros serviços.
Já a frente de Saúde do Homem beneficia o público masculino com clínico-geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação. A frente de Saúde Infantil oferece atendimento às crianças, com serviços de vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.
A tenda Pet, com atendimento veterinário destinado a cães e gatos, também estará disponível no Residencial Maceió 1, oferecendo consulta, vacinação antirrábica e vermifugação de animais.
Os serviços de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, que também abrigam os serviços de Saúde da Mulher e Saúde Infantil.
Além disso, as equipes de Saúde nas Grotas estão atuando em diversas localidades, como Grota Samambaia (Serraria), Caetés (Benedito Bentes), Grota Novo Mundo (Barro Duro) e Espaço Flexal (Bebedouro). Durante a semana, essas equipes realizam ações educativas e vacinação nas escolas municipais e estaduais, em parceria com a Coordenação Técnica de Imunização.
Para ter acesso aos serviços de saúde, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. Os serviços permanecerão no Residencial Maceió 1 até o dia 17 de novembro.
O Saúde da Gente é uma iniciativa importante para levar assistência médica e cuidados de saúde para comunidades que muitas vezes não têm fácil acesso a esses serviços. Com suas diferentes frentes de atuação, o programa atende às necessidades de mulheres, homens, crianças e até mesmo animais de estimação, proporcionando um cuidado abrangente e completo.