O Programa Bolsa Família, que visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, inicia nesta quarta-feira (18) o calendário de pagamento para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1. A distribuição dos pagamentos seguirá até o dia 31 deste mês.
Além disso, neste mês de outubro, os beneficiários também receberão a parcela do auxílio gás, no valor de R$ 109,00 por residência contemplada. Esse valor corresponde a 100% do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg, garantindo assim o acesso a um recurso essencial para o preparo dos alimentos.
Para saber em qual dia realizar o saque do benefício, é necessário observar o último algarismo do NIS, que está impresso no cartão do Bolsa Família. Os beneficiários com NIS final 2 poderão realizar o saque na quinta-feira (19), enquanto aqueles com NIS final 3 terão acesso ao benefício na sexta-feira (20).
Neste mês, também haverá um adicional no benefício para mães de bebês de até seis meses de idade, através do Benefício Variável Familiar Nutriz. Esse adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50,00, com o objetivo de garantir a segurança nutricional das crianças nessa faixa etária.
O Programa Bolsa Família tem como objetivo integrar políticas públicas e facilitar o acesso das pessoas em vulnerabilidade social aos direitos básicos, como saúde, educação, assistência social e moradia. O programa leva em consideração o tamanho e as características de cada grupo familiar, de modo que famílias mais numerosas recebem um benefício maior.
Para facilitar o acesso às informações sobre o pagamento, os beneficiários podem utilizar o aplicativo do programa Bolsa Família ou entrar em contato através do telefone 121, que oferece um serviço gratuito para consulta. Além disso, o número 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal, onde é possível obter informações sobre o cartão e o saque do benefício.
A população também pode buscar informações na sede do Cadastro Único de Maceió, através do número (82) 3312-5924, ou se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência, durante o horário de atendimento das 8h às 16h.
Essas medidas visam garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos recursos necessários para suprir suas necessidades básicas, contribuindo assim para a redução das desigualdades sociais. O Programa Bolsa Família continua sendo uma importante ferramenta no combate à pobreza e na promoção da inclusão social.