logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Oficinas de culinária ensinam preparações saudáveis e aproveitamento integral dos alimentos a usuários do SUS em Maceió.

COMPARTILHE

Usuários serão replicadores do que aprenderam para toda comunidade. Foto: Alimentação e Nutrição da SMS

Nutricionistas da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveram oficinas de culinária para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ensinando receitas saudáveis e sustentáveis. Entre as preparações ensinadas estavam um brownie feito com casca de banana, um refrigerante de cenoura e uma geléia feita com a casca da melancia. As atividades ocorreram na segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17), em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

O objetivo principal das oficinas foi promover a alimentação saudável e incentivar o aproveitamento integral dos alimentos. As ações foram coordenadas pelo Programa de Alimentação e Nutrição e pela equipe multiprofissional 5 (eMulti5) da SMS. A oficina promovida pela eMulti5 aconteceu na segunda-feira e contou com a participação dos usuários do 3º Distrito Sanitário, atendidos na Unidade de Saúde da Família do Ouro Preto.

Durante a oficina, os nutricionistas abordaram não apenas a questão do desperdício de alimentos, mas também temas como cadeia produtiva de alimentos, insegurança e soberania alimentar. A assistente social responsável pela área técnica eMulti da SMS, Kelly Marques Luz, ressaltou a importância desses assuntos na forma como as pessoas se alimentam, afirmando que certamente farão a diferença na vida dos participantes.

Já na terça-feira, foi a vez do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, em parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc, realizar uma oficina para usuários de todos os Distritos Sanitários de Maceió. A nutricionista Laís Cerqueira explicou que líderes comunitários de vários bairros da cidade foram convidados para ensinar sobre a adequada forma de se alimentar e mostrar que é possível aproveitar todas as partes do alimento em preparações saborosas. O objetivo era que os participantes se tornassem multiplicadores desse conhecimento.

Além das informações repassadas pelos profissionais, as oficinas de culinária também contaram com o compartilhamento de experiências culinárias dos usuários. Kelly Marques destacou que foi uma grata surpresa perceber o conhecimento prévio dos participantes sobre preparações saudáveis, o que enriqueceu ainda mais as receitas apresentadas durante as oficinas.

Os usuários que participaram das oficinas serão replicadores do que aprenderam para toda a comunidade. Essa iniciativa da Secretaria de Saúde de Maceió busca promover a alimentação saudável e sustentável, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade