Publicidade

Publicidade

Mais de 100 propostas de soluções são inscritas no 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió; processo de seleção começa na próxima semana.

COMPARTILHE

Próxima fase, 1º Funil da Seleção, acontece nos dias 18, 19, 20 e 23 de outubro, sempre às 18h, no Senai Poço. Arte: David Silas/Ascom Sedciti

No 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, foram inscritas um total de 103 propostas de soluções provenientes de pessoas físicas, jurídicas, startups e consórcios de várias partes do Brasil. Agora, essas propostas passarão pelo funil de seleção, que terá início na próxima quarta-feira, dia 18 de outubro, no auditório do Senai Alagoas, localizado no bairro Poço.

Durante quatro dias, serão divulgadas as apresentações submetidas por aqueles que seguirão para a próxima fase do programa. Foram recebidas 29 ideias para o desafio do ordenamento urbano, 26 para o desafio da saúde e 24 para os desafios da empregabilidade e da fiscalização urbana. As melhores soluções para cada um desses quatro obstáculos enfrentados pelo município serão premiadas com até R$ 50 mil cada.

O programa é conduzido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) e tem uma duração média de seis meses. Seu objetivo é fomentar a cultura da inovação na cidade e envolver diversos cidadãos que possam propor soluções práticas e viáveis para melhorar a capital alagoana e a vida dos maceioenses.

Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Maceió, Sergio Túlio Cavalcante, a quantidade de inscritos é resultado do esforço da equipe da Sedciti e do apoio recebido por todos os atores do ecossistema de inovação de Alagoas, que abriram espaço para a divulgação do ciclo. Ele destacou que a meta inicial era ter 20 inscrições, com pelo menos cinco para cada desafio, mas conseguiram quase cinco vezes esse número. Sergio ressaltou que a população e a Prefeitura de Maceió estão unidas para melhorar ainda mais a cidade.

No edital do primeiro ciclo, foram propostos quatro desafios relacionados às áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Durante o processo, os participantes contarão com o apoio de professores especialistas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e com a estrutura e os profissionais do Senai Alagoas. Os interessados puderam inscrever propostas para até dois obstáculos.

A premiação é fruto de um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Além disso, há a possibilidade de um contrato no valor de R$ 1,6 milhão com a Prefeitura de Maceió, com validade de um ano.

A próxima fase, conhecida como 1º Funil da Seleção, ocorrerá nos dias 18, 19, 20 e 23 de outubro, sempre às 18h, no Senai Poço.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade