Durante a última semana da campanha Setembro Amarelo, os debates sobre conscientização e prevenção ao suicídio continuam ganhando destaque. Nesta terça-feira (26), o Centro de Valorização a Vida (CVV), uma associação civil sem fins lucrativos, promoveu uma palestra para os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió. A palestra, conduzida pela voluntária Delza Gitai, teve como objetivo principal promover a conscientização sobre o tema.
Com o tema “O Movimento Setembro Amarelo: promover conscientização sobre a prevenção do suicídio”, a palestra iniciou com uma importante pergunta: “Por que é importante falar sobre esse tema, nesse momento?”. Delza respondeu e destacou a importância da ação. “O Setembro Amarelo é um movimento para conscientizar sobre o que muitos chamam de uma epidemia silenciosa e silenciada, que é o suicídio”.
A voluntária do CVV ressaltou que discutir sobre saúde mental nas escolas é fundamental. “É importante conversar sobre isso no corpo social da escola com os servidores de um modo geral. É necessário que a gente conheça e reconheça sinais de alerta para ficar atento, para chegar junto, para dar acolhimento, para compreender a criança, o jovem e saber pelo que ele está passando”, argumentou.
Cristiane Rocha, coordenadora de sócio-emocional da Semed, explicou que o trabalho está sendo realizado com os alunos e também com todos os servidores. “Os 55 psicólogos da rede municipal trabalham a psicologia escolar com os estudantes. Eles desenvolvem um projeto que envolve livros, aprendendo sobre suas próprias emoções, a identificar o autoconhecimento, como gerenciar essas emoções, como lidar com o próximo, a empatia e os relacionamentos”, ressaltou.
Além de trabalhar a educação socioemocional com os estudantes, a Coordenação também está promovendo ações voltadas para os servidores, como destacou Cristiane. “A palestra de hoje é uma dessas ações que busca cuidar, promover o autoconhecimento e o bem-estar dos nossos servidores”.
Soraya Moura, coordenadora técnica pedagógica do setor de Meio Ambiente da Semed, afirmou que a palestra foi extremamente importante, pois visa a prevenção ao suicídio. “A palestra traz orientações sobre como podemos nos proteger e o que podemos fazer para ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou. “Proporcionar isso para os servidores é muito gratificante, porque em meio a tanta correria da nossa vida, principalmente aqui no trabalho, com tantas demandas, precisamos ter esse momento de conscientização”, finalizou Soraya.
A palestra promovida pelo CVV e a participação dos servidores da Semed mostram a importância de abordar o tema do suicídio de forma consciente e preventiva, buscando alertar e sensibilizar a sociedade sobre os sinais de alerta e a importância de oferecer apoio emocional. Ações como essas contribuem para a construção de um ambiente mais acolhedor e seguro, onde a saúde mental é valorizada e cuidada.