A Prefeitura de Maceió, em parceria com a Beija-Flor de Nilópolis, deu início nesta segunda-feira (25) ao workshop com as escolas de samba da cidade. Essa ação faz parte do cronograma de capacitações que compõem o carnaval de 2024 da tradicional escola de samba carioca, que irá homenagear Maceió com o enredo “Um Delírio de Carnaval em Maceió de Rás Gonguila”.
O evento, que continua nesta terça-feira (26), contou com a presença de representantes das escolas de samba da capital, ligas independentes e a Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte).
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Myriel Neto, eventos como esse podem fortalecer os laços entre as escolas e divulgar ainda mais a cultura local, além de estimular e fortalecer a economia. Ele ressaltou a importância de Maceió ser tema do Carnaval do Rio de Janeiro, pois os desfiles são assistidos não só pelos brasileiros, mas também têm impacto internacional. Para ele, é um momento muito importante de Maceió se destacar para o mundo.
Durante as oficinas, os participantes tiveram acesso a conhecimentos sobre a construção do carnaval, desde o planejamento e administração, até a importância do marketing e da comunicação no carnaval. Dudu Azevedo, diretor de carnaval da Beija-Flor, destacou a importância da agremiação debater com as escolas o que está sendo feito e transmitir na avenida a história de Maceió.
O carnavalesco da Beija-Flor, João Vitor Araújo, explicou a escolha de Maceió como tema do enredo. Ele destacou que a cidade remete à cultura e sempre foi apaixonado pelos folguedos, então escolheu Maceió como tema por acreditar que seria um enredo lindo e impactante.
Além disso, a Focuarte, representante dos folguedos de Alagoas, que é o estado com o maior número de manifestações da cultura popular no país, se apresentou na abertura do evento. João Lemos, coordenador do grupo e ativista da cultura popular, ressaltou a importância de dar a justiça, o louvor e o protagonismo que Rás Gonguila merece.
Na plateia, estavam presentes a família de Rás Gonguilla, homenageado no enredo da Beija-Flor. O filho, neta e sobrinha do homenageado expressaram sua emoção e expectativa com a homenagem e agradeceram ao prefeito JHC. Benedito dos Santos Filho, filho de Rás Gonguilla, afirmou que ficou muito emocionado ao saber da homenagem ao seu pai e que a expectativa é serem campeões mais uma vez.
O workshop é uma oportunidade única para as escolas de samba de Maceió se capacitarem e fortalecerem ainda mais a cultura local, além de se prepararem para o carnaval de 2024, que promete ser um sucesso. Essa parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Beija-Flor de Nilópolis certamente trará benefícios tanto para a cidade quanto para a tradicional escola de samba carioca.