A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) deu início, nesta terça-feira (19), ao ciclo de eventos do “Se Liga no Ideb”. A Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, localizada no bairro do Jacintinho, foi a primeira a receber a equipe de animação.
O objetivo da campanha é motivar e estimular os estudantes dos 5⁰ e 9° anos da rede pública de ensino a participarem dos aulões e quizes nas escolas municipais, que servem como preparação para a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Na Escola Kátia Assunção, os alunos ficaram eufóricos e descontraídos, aprendendo a coreografia do TikTok da campanha, participando de batalhas de dança ao som de um DJ, tirando fotos espontâneas em um espaço instagramável e se divertindo com a entrega de picolés e brindes. Houve também uma apresentação artística para motivar os alunos.
“A ativação e motivação são momentos de descontração e lazer, mas também servem para estimular os alunos a estudarem. São jovens e nós sempre devemos motivá-los a alcançarem bons resultados para a rede”, afirmou Ana Paula Almeida, coordenadora do setor de Ensino Fundamental da Semed.
A vice-diretora da escola, Socorro Vieira, parabenizou a iniciativa da Semed e destacou sua expectativa para a prova. “Estamos estimulando nossos estudantes para a prova Saeb. A Semed está de parabéns por proporcionar esse momento para os nossos estudantes. Vamos trabalhar juntos para aumentar a nota no município. Estamos unidos em um único propósito”, ressaltou Socorro.
As estudantes Maria Eduarda e Thafny Beatriz da Silva, ambas com 15 anos, aproveitaram a festa e participaram das atrações do evento. Maria Eduarda revelou que nunca teve uma experiência como essa. “Amei essa tarde. Participei da batalha de dança e ganhei. Em relação à prova, estou estudando e acredito que terei uma boa nota”, disse ela.
Já Thafny contou que está estudando bastante e participando de vários aulões na escola. “Achei esse evento super legal. Quando tem algo assim, é para algo importante e provavelmente vai ajudar na carreira. Também participei da batalha de dança. A expectativa para a prova está alta, pois estou estudando muito e quero ajudar a escola. Estou participando de todos os aulões e aulas”, afirmou.
Os eventos de ativação e motivação continuarão acontecendo durante quatro semanas, até o dia 19 de outubro, nas escolas Arnon de Mello, Padre Pinho, Silvestre Péricles, Haroldo da Costa e Luiz Pedro.
Em parceria com o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), os quizes serão realizados nas próprias escolas. Dois estudantes de cada escola que obtiverem bons resultados passarão para a próxima fase, que ocorrerá na OAB Jacarecica, onde participarão de novas dinâmicas.
Ao todo, 17 unidades escolares estarão envolvidas nessas atividades, que serão realizadas em quatro sábados: nos três primeiros sábados, serão contempladas quatro escolas, enquanto no último sábado serão cinco. No final de outubro, será decidido quem, entre os quatro finalistas, receberá a premiação. Essa ação está sendo executada em parceria com o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM).
Confira abaixo algumas fotos do evento:
[Imagem 1]
[Imagem 2]
[Imagem 3]
[Imagem 4]
[Imagem 5]
[Imagem 6]
[Imagem 7]
Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed