Publicidade

Publicidade

Cerest inicia grupos de intervenção em saúde do trabalhador para melhorar a qualidade de vida de agentes de endemias em Maceió

COMPARTILHE

Grupos de intervenção começam a atuar nos cuidados à saúde dos agentes de endemias

 

O Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest) promoveu na última sexta-feira (15) um encontro com os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS). O evento aconteceu no auditório da Diretoria da Vigilância em Saúde, em Jaraguá, e marcou o início dos grupos de intervenção em saúde do trabalhador, que fazem parte do projeto “Cuidando da Saúde dos Agentes de Endemias de Maceió/Alagoas”. O objetivo dessa iniciativa é melhorar a qualidade de vida desses servidores.

Durante o encontro, a técnica da área de Nutrição do Cerest, Taciana Rebelo, ministrou uma palestra sobre alimentação saudável e ressaltou a importância desse tema. Segundo ela, o desafio da alimentação saudável será realizado em três encontros quinzenais, com o intuito de aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, e diminuir o consumo de frituras e açúcares simples. A ideia é estimular uma alimentação colorida, uma vez que as cores dos alimentos possuem propriedades funcionais. Taciana destacou que uma pessoa que não se alimenta adequadamente não consegue desenvolver seu trabalho de forma adequada.

Além disso, a fisioterapeuta do Cerest, Nathania Carla, ministrou uma palestra sobre a importância do alongamento diário e desenvolveu atividades físicas práticas com os servidores. Ela também ouviu as principais queixas dos agentes, a fim de entender melhor como eles estão e, dessa forma, contribuir com melhorias para a saúde desses trabalhadores.

Os grupos de intervenção em saúde do trabalhador contarão com a participação de profissionais de diversas áreas, como fonoaudiologia, psicologia, nutrição e medicina. O objetivo é promover o aprimoramento da saúde e da qualidade de vida dos servidores. Além dos encontros presenciais, os agentes também serão assistidos em grupos online.

A coordenadora-geral do Cerest Maceió, Sthefane Melo, destacou a importância dessa articulação entre as diferentes áreas da saúde. Segundo ela, o Cerest conta com uma equipe multidisciplinar muito capacitada que auxilia os servidores no dia a dia. Ela ressaltou que o trabalho do Cerest é contínuo e que estão sempre atuando em prol da saúde do trabalhador. Os grupos de intervenção em saúde do trabalhador são mais uma das ações realizadas pelo Cerest para contribuir com a melhoria da saúde dos agentes.

Essa ação será continuada e irá envolver várias áreas da saúde, visando à promoção de uma melhor qualidade de vida para os servidores.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade