O maior programa de saúde itinerante do Brasil, o Saúde da Gente, continua beneficiando bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social em Maceió. Com o objetivo de oferecer atendimento clínico e especializado aos maceioenses, o programa disponibiliza serviços e atendimentos em cinco frentes de atuação, diariamente, das 08h às 20h.
A partir desta segunda-feira (18), o programa concentra suas ações na parte alta da cidade, estendendo-se até o dia 24 de setembro. Nesse período, diversas frentes de saúde estarão atuando em bairros e comunidades específicas.
A frente de Saúde da Mulher estará funcionando no Conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. Nesse local, serão oferecidas consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames como citologia, ultrassom e laboratoriais. Também serão disponibilizados atendimentos psicológicos, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros serviços. A tenda da equipe estará localizada na 8ª Travessa do Arame, próximo ao terminal de ônibus do Mutirão.
Já os atendimentos de Saúde Infantil serão realizados no Cleto Marques Luz, ao lado do Instituto Médico Legal (IML). Nesse local, serão realizados serviços de vacinação, atendimentos pediátricos e psicológicos, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamentos para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.
Além disso, o programa também conta com a tenda Pet, que oferece atendimento veterinário para cães e gatos. Essa tenda estará disponível no Cleto Marques Luz, ao lado da tenda de Saúde da Criança, onde serão oferecidos serviços como consulta, vacinação antirrábica e vermifugação de animais.
A população que reside nas comunidades mais vulneráveis da capital também será beneficiada com as ações do programa. A frente de Saúde nas Grotas chegará, nesse período, às seguintes localidades: Grota do Ouro Preto e Canaã, Grota Nações Unidas (Tabuleiro do Martins), Comunidade Sitinho (Chã de Bebedouro), Comunidade da Coca-cola (Tabuleiro do Martins), Caetés (Benedito Bentes), Grota Nossa Senhora do Bonfim (Jaqueira) e Vila Brejal (Levada).
Além disso, uma equipe de profissionais também está prestando diversos serviços de saúde no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde, e realizando a assistência às pessoas em situação de acolhimento institucional.
Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, ou seja, nas frentes de Saúde da Mulher e Saúde Infantil.
Para ter acesso aos serviços de saúde, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.
O programa Saúde da Gente é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió e tem como objetivo levar atendimento e cuidados de saúde às comunidades em situação de vulnerabilidade social da cidade.