Publicidade

Publicidade

DMTT de Maceió promove ações educativas para garantir segurança viária e conscientização no trânsito

COMPARTILHE

Educação é ferramenta do DMTT na busca pela redução de acidentes

 

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió tem como maior objetivo garantir a segurança viária para pedestres e condutores. Para isso, conta com o trabalho dedicado da equipe de Educação no Trânsito, que realiza ações tanto em empresas e escolas, quanto nas ruas e avenidas da capital.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, destaca a importância desse trabalho: \”Temos uma equipe de educação dedicada, profissionais que se dedicam ao trabalho de conscientização, de mostrar aos motoristas, motociclistas, ciclistas e também pedestres a melhor forma de conviver harmoniosamente no trânsito\”.

Uma das frentes de atuação da equipe é nas empresas, onde são realizadas instruções de segurança para profissionais que atuam com entregas e serviços de atendimento. Inês Pessoa, assessora de Educação no Trânsito do órgão, ressalta a importância de conscientizar esses profissionais sobre os riscos do trânsito: \”Sinistros de trânsito tiram muito mais que bens materiais. Isso eles precisam entender. Entender também que o respeito ao próximo é fundamental e que só respeitando as pessoas terão um convívio melhor\”.

Nas escolas, os profissionais do DMTT buscam transmitir às crianças e adolescentes as instruções básicas sobre leis e sinalização. As ações contam com palestras, teatro, atividades lúdicas e circuito de trânsito, proporcionando aos alunos uma vivência do que é a vida nas ruas da cidade. Inês Pessoa destaca a importância desse trabalho: \”Aqui é onde plantamos a semente para condutores e pedestres responsáveis, que pensem em suas ações, respeitem a velocidade das vias e as sinalizações. É o começo, é onde sentimos que algo será repassado para pais e mães, irmãos mais velhos\”.

Os motociclistas são um dos focos das ações educativas do DMTT, já que estão entre os mais envolvidos em acidentes. De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 352 acidentes com motocicletas em Maceió, um número 29,8% maior que no mesmo período de 2022. Para combater esse tipo de acidente, o DMTT realiza ações constantes com motociclistas em pontos estratégicos da cidade, como na Avenida Fernandes Lima. Os educadores abordam os condutores e orientam sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e o comportamento adequado em vias movimentadas.

Quanto aos acidentes envolvendo carros, seguem como os mais registrados. Entre janeiro e agosto de 2022, foram registrados 500 acidentes com carros em Maceió. Esse número subiu para 580 em 2023, um aumento de 16%. Para conscientizar os condutores de automóveis, o DMTT realiza ações educativas que visam o respeito aos demais condutores e pedestres, às leis de trânsito e à velocidade máxima das vias. Além disso, foram instalados seis controladores de velocidade educativos em pontos estratégicos da cidade.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, destaca que todas as medidas executadas pelo órgão têm como objetivo garantir a preservação de vidas. Nas ações de educação, os motoristas recebem orientações sobre o uso do cinto de segurança, a proibição do uso do telefone ao volante e a não ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. \”Todas as medidas visam garantir que todos possam sair e voltar para seus lares em segurança\”, finaliza Inês Pessoa.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade