A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma ação de interdição nesta segunda-feira (11) no bairro do Clima Bom, onde uma farmácia estava funcionando em desacordo com as normas sanitárias. O estabelecimento foi fechado por não possuir alvará sanitário, responsável técnico e Autorização de Funcionamento (AFE) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária, é fundamental que os estabelecimentos cumpram todas as exigências sanitárias para garantir a segurança dos consumidores. A ausência do alvará sanitário é especialmente preocupante, pois esse documento atesta que o local está de acordo com as normas sanitárias e pode funcionar de forma adequada. A farmácia terá que se adequar às normas para poder reabrir.
O estabelecimento tem um prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição. Além disso, a farmácia foi autuada e terá que enfrentar um processo administrativo, que pode resultar em multa no valor de R$180 a R$19 mil.
A população de Maceió também pode contribuir denunciando irregularidades em estabelecimentos que não estejam em conformidade com as normas sanitárias e que representem riscos à saúde. Para isso, basta entrar em contato pelo número de telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias. As denúncias podem ser feitas por mensagem de texto, foto e/ou vídeo e são completamente anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Essa ação da Visa reforça a importância de fiscalizar os estabelecimentos comerciais para garantir a segurança e a saúde da população. É essencial que todos os estabelecimentos estejam devidamente regularizados, seguindo as normas sanitárias estabelecidas pelos órgãos competentes.
Tags: Vigilância Sanitária de Maceió, interdição, Normas Sanitárias, saúde.