Publicidade

Publicidade

Procon Maceió orienta consumidores sobre ofertas promovidas no período de comemorações da Independência do Brasil.

COMPARTILHE

Procon Maceió orienta população sobre ofertas promovidas em alusão ao Dia da Independência

 

A fim de resguardar e garantir os direitos dos consumidores na capital, o Procon Maceió está orientando a população sobre as ofertas promovidas durante as comemorações em alusão à Independência do Brasil, que será celebrada no próximo dia 7 de setembro. Considerando o aumento da demanda no comércio nesse período, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor está observando a regulação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e alertando os consumidores sobre seus direitos e deveres na hora das compras promocionais.

A diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, revelou que o objetivo é esclarecer as dúvidas sobre os direitos do consumidor, principalmente em relação à troca de produtos que não serviram ou não agradaram ao consumidor. Cecília afirma que, mesmo que o artigo esteja em perfeitas condições, não há obrigatoriedade por parte do fornecedor de realizar a troca. No entanto, é comum que o fornecedor garanta a troca na hora da compra e, nesse caso, ele deve cumprir com o que foi ofertado.

Para auxiliar os consumidores, o Procon Maceió oferece algumas dicas na hora das compras. Em relação a preços e pagamentos, é importante que o consumidor fique atento ao preço exposto na vitrine, que deve incluir o valor total à vista e a prazo, além das condições de pagamento, como o número de parcelas.

Quanto à troca de produtos, o lojista não é obrigado a realizar a troca, a não ser que isso tenha sido previamente acordado com o consumidor. No entanto, em casos de vício ou defeito nos produtos, o prazo para conserto é de 30 dias, ou então deve ser feita a troca ou restituição do valor.

Outro direito do consumidor é o de arrependimento, que permite desistir das compras efetuadas pela internet, fora do estabelecimento, em até sete dias, contados a partir do recebimento do produto. É garantido também o direito de receber a devolução dos valores já pagos.

É importante lembrar que as lojas podem vender produtos com avarias, desde que essa informação esteja clara no anúncio. A prática de venda casada, que condiciona a venda de um produto a outro, é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Para os consumidores que tiverem dúvidas ou desejam mais informações, o Procon Maceió disponibiliza os seguintes canais de atendimento: 0800 082 4567, ProconZap (82) 9 8882-8326, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede e nos demais núcleos de atendimento. Também é possível entrar em contato pelo e-mail atendimento@procon.maceio.al.gov.br.

O Procon Maceió está atuando em defesa do consumidor, fiscalizando os estabelecimentos do Centro de Maceió e orientando a população sobre seus direitos e deveres nas compras promocionais.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade