A Prefeitura de Maceió está na reta final da construção da Via da Integração, com o avanço das obras no Corredor D, importante via que ligará o Conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, até o aterro sanitário. Com uma extensão de 1,5km, a obra está 95% concluída.
A nova via contará com duas pistas de rolamento, ciclovia com a mesma extensão da via, canteiro central e calçadas em ambos os lados, proporcionando uma infraestrutura completa e segura para motoristas, ciclistas e pedestres. Até o momento, já foram pavimentados 1,1 km dos 1,5 km totais da via.
Além de melhorar o trânsito, a Via da Integração terá um impacto positivo significativo na vida dos moradores. Caminhoneiros que antes demoravam pelo menos duas horas para chegar ao aterro sanitário agora poderão percorrer o trajeto em apenas 20 minutos. Mais de 100 mil moradores de bairros como Benedito Bentes, Conjunto José Tenório, Serraria, Guaxuma e Jacarecica serão diretamente beneficiados pela via, que reduzirá o fluxo de tráfego e encurtará distâncias.
A conclusão da ciclovia, a finalização da drenagem, o asfaltamento da via e a implantação da iluminação são os últimos estágios da obra, que atualmente está com suas atividades suspensas devido à quadra chuvosa. A retomada dos serviços está prevista para ocorrer assim que as condições climáticas se estabilizarem.
O Corredor D é uma via secundária de acesso pela Rota do Mar, no Benedito Bentes. A Rota do Mar foi concluída em abril de 2022 após uma espera de 10 anos da população. Ela liga o bairro da parte alta à Guaxuma, pela Região Norte de Alagoas, aliviando o trânsito em outras rotas.
Tanto a Rota do Mar quanto o Corredor D contam com uma ciclovia em toda a sua extensão, proporcionando mais opções de mobilidade para os moradores.
A Via da Integração é mais um importante investimento da Prefeitura de Maceió para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos maceioenses. A conclusão dessa obra trará benefícios não apenas para o trânsito, mas também para a mobilidade urbana e a economia da região.