Os trabalhos realizados pela Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal de Maceió se transofrmaram em dois livros didáticos com ensinamentos para tutores sobre os cuidados apropriados para cães e gatos e foram lançados durante a 10ª edição da Bienal do Livro em Maceió, neste domingo (20). Os exemplares mostra a atuação da Secretaria nas três políticas públicas resolutivas da questão dos cães e gatos urbanos, mas também questões relacionadas a zoonoses e legislação de interesse público, fundamentais para o convívio urbano.
As obras contém um corpo editorial técnico composto por importantes nomes do meio acadêmico de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e já está sendo referência para o atual plano de manejo ético de cães e gatos do governo federal, através do documento oficial produzido neste último 10 de agosto de 2023 pelo Departamento de Proteção Animal (DPA) do Ministério do Meio Ambiente (MAPA), o primeiro realizado no país.
Para a médica veterinária Evelynne Marques, que é diretora técnica da Secretaria do Bem-Estar Animal de Maceió, ensinar e cuidar de cães e gatos é prioridade no país, porque a criação destes animais ganhou mais seriedade no país.
“Temos urgência de orientar as pessoas quanto aos cuidados que evitam a produção de maus tratos, pois os maus-tratos vão além de pancadas físicas e englobam ausência de cuidados que resultam em doenças bem como ausência de assistência veterinária frente às doenças e também abrigo e alimentação inadequados”, destacou a diretora.
Os materiais educativos tem como público alvo crianças, mas pode ser utilizado por todas as faixas etárias.