De forma inesperada, a renomada agência de viagens digital, 123 Milhas, causou surpresa ao anunciar ontem (18) a suspensão temporária de seus cobiçados pacotes promocionais e passagens aéreas pertencentes à categoria “PROMO” com embarques programados entre setembro e dezembro de 2023.
Em comunicado oficial em seu portal, a empresa descreveu causa da suspensão a “circunstâncias adversas de mercado”. No entanto, a agência assegurou aos seus clientes que reembolsará os valores pagos por meio da emissão de vouchers que poderão ser trocados por voos, acomodações e pacotes de viagem dentro das opções oferecidas pela empresa.
Também no comunicado a 123 milhas avisa que devolverá integralmente o valor pago por meio dos vouchers, acrescido de uma correção monetária de 150% do CDI ao mês – acima da inflação e dos juros do mercado, segundo ela. Os clientes poderão usar os vouchers em outros produtos da 123milhas, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes.
Simulamos, com a ajuda da calculadora do Banco Central, uma passagem de R$1.000,00 (mil reais) comprada em 17/10/2022, parcelada em 10x sem juros e que teve a parcela final em 17/08/2023, operação comum dos clientes nas compras da categoria “PROMO” da empresa. O valor foi corrigido, pelas regras de reembolso com voucher da 123 milhas, que no comunicado promenteu devolver o valor com correção de 150% do CDI no período.
O cliente receberia pela passagem comprada por R$1.000,00, 10 meses atrás, o valor corrigido de R$1.112, ou seja, pelos transtornos causados, a 123 milhas oferece R$112 reais de bonificação nesta compra em específico. O problema está gerando a insatisfação de vários clientes, alegando que ficarão presos aos serviços da 123 Milhas, visto que a forma de pagamento seria um voucher para ser usado dentro da própria empresa. Muitas reclamações também pois a passagem mais próxima da viagem tende ser bem mais cara, chegando a 3 vezes a mais que o valor do voucher a receber da companhia.
Embora reconhecendo a natureza imprevista dessa mudança, o comunicado a empresa diz que: “Entendemos que essa mudança pode ser inesperada e lamentamos qualquer inconveniente que possa causar. Manter a sua confiança é de suma importância para nós. Como resultado, estamos nos esforçando para mitigar as consequências dessa situação imprevista.” O comunicado não mencionou a possibilidade de reembolsos em dinheiro.
Resta saber como essa decisão inesperada impactará tanto a 123 Milhas quanto sua base de clientes, enquanto os viajantes agora navegam por essa paisagem alterada de opções de viagem e alternativas de compensação.
NOTA OFICIAL COMPLETA
“Atualização importante sobre seu pedido Promo
A 123milhas sempre buscou agir com transparência e respeito com os seus clientes. Diante disso, gostaríamos de compartilhar uma atualização importante relacionada ao produto PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis).
Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.
Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.
Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto.”