Abertura oficial da campanha do Agosto Dourado: Qualquer lugar é lugar de amamentar”, aconteceu nessa terça-feira (8). O evento resultou da parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e a Secretaria Municipal da Saúde. A solenidade aconteceu na Unidade de Saúde de Referência (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, que tem se destacado como pilar essencial na promoção do aleitamento materno na comunidade local.
O local foi inaugurado há um ano e, desde então, já coletou uma quantidade significativa de doações: 92,549 litros de leite materno. Foram centenas de doadoras contribuindo para levar o alimento para bebês em suas primeiras etapas de vida.
“Projetos como esse só vêm para abrilhantar mais o Sistema Único de Saúde (SUS) e a nossa saúde”, ressaltou Kliciany Martins, diretora da Semuc. “A campanha desse ano vem para informar e trazer apoio, não somente para as mães, mas a população em geral, para que todos entendam a importância do aleitamento materno”, continuou.
Além disso, a abertura de um novo posto de coleta na USF José Araújo Silva, no Jacintinho, está prevista ainda para esse mês. Essa expansão demonstra o comprometimento contínuo da gestão de Maceió em fornecer um serviço vital para as mães e bebês da região, garantindo que o acesso ao leite materno seja cada vez mais facilitado.
Os postos de coleta são fundamentais para motivar a arrecadação de leite materno. A fisioterapeuta Edjane De Biase, técnica da Secretaria de saúde de Maceió, destaca que durante a pandemia, quando ainda não havia um lugar apropriado para a coleta do leite materno, a quantidade de litros doados era quase nula. Após a abertura do Posto de Coleta da USR Hamilton Falcão, os números aumentaram.
“À medida que o novo posto de coleta na USF José Araújo Silva abre suas portas, a expectativa é que essa iniciativa continue a prosperar e a desempenhar um papel vital no apoio e incentivo à amamentação. Esses postos não apenas oferecem um local de coleta de leite materno, mas também são um símbolo do comprometimento do município em cuidar dos seus membros mais vulneráveis”, disse Edjane.