Foi encerrada, nesta quarta-feira (28), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O evento, que teve como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, contou com 350 participantes, entre delegados e convidados.Os debates em torno do tema central foram divididos em cinco eixos: financiamento, controle social, articulação dos segmentos, benefício e transferência de renda e serviços, programas e projetos.
A partir desses temas, foram discutidas propostas de melhorias para da assistência social no município, com foco em oferecer um suporte maior aos mais vulneráveis, assistidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).Durante a programação aconteceram plenárias para discutir propostas de melhoria de políticas públicas na área de Assistência Social, com momentos de avaliação e esclarecimento de dúvidas sobre as ações governamentais.
A representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Késsia Oliveira, participou do evento como palestrante e ressaltou a importância de debater melhorias para as políticas de assistência social.O processo conferencial é importante para consolidação de políticas públicas com a construção dos usuários e servidores.
Confesso que saio daqui com muito aprendizado, com um pouco de Maceió dentro de mim.
Certamente, nos dá uma perspectiva do que precisa ser melhorado, e isso nos oferece muita satisfação, pontuou.
Késsia Oliveira, representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate.
Foto: Allan César/Secom MaceióDona Célia da Arca foi umas das delegadas da conferência, e se emocionou ao contar sua história com o serviço social.”Há quatro anos eu participei dessa mesma conferência municipal e ao ver a luta dos profissionais pelo direito da profissão e ações para os usuários, meu coração palpitou e surgiu um desejo de me tornar uma assistente social.
Fiz o vestibular e passei, me formo este ano e compareço aqui com muita alegria ao me lembrar do desejo em me tornar quem eu sou quando participei da minha primeira conferência, contou emocionada.
Dona Célia da Arca conta sua história com a assistência social.
Foto: Allan César/Secom MaceióO evento terminou com a apresentação e votação das propostas dos grupos que serão levadas à Conferência Estadual de Assistência Social.
Foram eleitos 24 delegados titulares e 24 suplentes que representam a gestão municipal, a sociedade civil, os trabalhadores, entidades e usuários, que vão participar da conferência estadual.
Conferência teve a participação de 350 delegados e convidados.
Fotos: Allan César/Secom Maceió Tags:CMASConferência Municipalassistência socialSemdes SEMDESSecretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar Avenida Comendador Leão, 1.383 – Poço CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h