Para preservar o meio ambiente e promover o turismo de bairro na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) de Maceió realizou, nesta segunda-feira (5), uma trilha ecológica socioeducativa no morro no Alto do Cruzeiro, no bairro Fernão Velho, para estudantes de turismo da capital.A excursão, que faz parte da campanha Somos Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Maceió, contou com a participação de 30 alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Maceió e 15 do Senac Alagoas.
Além disso, contou com uma capacitação sobre a cultura e a história da região.Os participantes se concentraram na Praça Gameleira, local em que outras secretarias municipais também promoveram ações educativas.
Eles fizeram o percurso de ida e volta até o morro, com bastante alegria e histórias para contar, ainda visitaram a antiga fábrica de tecidos Carmem e a lagoa Azul, um lago preservado na região de Mata Atlântica.Durante a trilha guiada, também não faltaram momentos de alegria, fotografias e bate-papo sobre a relevância da ação para a formação profissional dos alunos e o potencial turístico do bairro.
Instrutora do curso técnico em Guia de Turismo no Senac Alagoas, Juliana Araújo descreveu a sensação de participar da excursão.Foi intenso, mas valeu demais esse contato com a natureza e o ar puro.
A gente vê que o bairro tem grande potencial e há muitas pessoas que gostam do turismo de aventura.
Fernão Velho é desconhecido até pela população local, imagina dos turistas.
Então, essa ação de conscientização ambiental com a imersão no ecoturismo é primordial para eles, pois, como futuros guias de turismo, eles vão poder transformar esse potencial turístico em um verdadeiro atrativo de Maceió”, afirmou Juliana.Estudante de turismo pelo Senac Alagoas, Julian Krisam, 27 anos, uma das mais entusiasmadas com a trilha ecológica, ressaltou outros atrativos do bairro.
“Não só a sensibilização ambiental é importante aqui, mas também compreender a questão histórica e cultural de Fernão Velho para o Município é fundamental.
Eu já conheço o bairro, mas é a primeira vez que subi o morro, revelou.Para o secretário de turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, a capacitação dos alunos é um passo importante para mantê-los conscientes sobre a preservação do meio ambiente e do potencial do ecoturismo em Maceió.Promover essa grande ação ambiental, envolvendo todas as pastas da Prefeitura de Maceió, reforça o compromisso do prefeito JHC em construir uma cidade mais sustentável e integrada.
Ficamos muito felizes em mostrar um pouco do potencial do ecoturismo na nossa cidade, envolvendo os alunos que estudam o turismo, ressaltou Monteiro.Quem acompanhou os estudantes de Gestão de Turismo do IFAL Campus Maceió foi o professor Fábio Santos.
Já no Alto no Cruzeiro, após subir a trilha, ele comentou sobre a importância da excursão para os alunos como vivência da parte prática do curso.Essa atividade no dia Mundial do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para eles.
A ideia é eles mapearam essa região, que tem um potencial turístico enorme, mas é pouco explorado em Maceió, inclusive.
A região é muito bonita, parece uma cidadezinha do interior, e tem atrativos históricos, a própria gastronomia, e a natureza.
Enfim, Fernão Velho é a abertura de portas para Maceió e para a gente perceber que a cidade não é só mar e lagoa.
Ela tem também uma parte histórica, de natureza, além de recursos humanos mesmo que podem ser utilizados em prol do turismo, disse.A campanha Somos Meio Ambiente contará com ações educativas durante todo o mês de junho.
No dia 16 e 22 deste mês, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) também vai realizar trilhas ecológicas nos bairros Pontal da Barra e Ipioca.
Tags:SemturSomos meio ambienteFernão VelhoTrilha ecológicaturismoprefeitura de maceió SEMTURSecretaria Municipal de Turismo R.
Godofredo Ferro, 53 – Centro, Maceió – AL, 57020-575 Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br