Nesta quinta-feira, 12, o Centro de Treinamento Time Brasil recebeu uma ilustre visita. Teddy Riner, ícone mundial do judô, escolheu o local para uma sessão intensa de treinamentos. O francês, que já visitou o Brasil em outras ocasiões, dedicou a manhã a exercícios de força, reservando a tarde para um treinamento técnico com judocas brasileiros de diversas categorias. Riner não esconde seu afeto pelo Brasil. Ele guarda uma conexão profunda com o país, decorrente do apoio caloroso que sempre recebe e da infraestrutura de ponta do CT, a qual ele classifica entre as melhores do mundo.
Esta é a terceira visita de Riner ao Brasil com o propósito de treinar. Natural da Ilha de Guadalupe, no Caribe, o judoca sente-se em casa aqui. Ele relembra com carinho a conquista de seu primeiro ouro mundial, em 2007, no Rio de Janeiro, aos 18 anos. “Quando ganhei pela seleção francesa, encontrei no Brasil uma energia incrível. As pessoas foram extremamente acolhedoras, me apoiaram demais. É o país em que mais tive êxito e adoro retornar para treinar e trazer minha família. Sinto-me em casa”, revelou Riner.
A vitória em 2007 foi apenas o início de uma carreira histórica. Riner é o judoca mais premiado em Olimpíadas, com cinco ouros, três deles individuais. Além disso, acumula 11 títulos mundiais — um recorde impressionante. Sua afeição pelo Brasil é evidente. Ele veio para aprimorar suas técnicas ao lado de novos adversários. Riner destaca o ne-waza (luta no solo) e o tachi-waza (em pé), áreas em que os brasileiros são notoriamente fortes. “O Brasil é muito técnico. Com os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 em vista, retorno sempre para treinar com a equipe brasileira. Encontro aqui oponentes valiosos e uma motivação única, que me inspire”, afirmou.
A respeito da estrutura do CT Time Brasil, Riner elogiou sem ressalvas. “Esta academia é excepcional, estaria no top 5 das melhores que já visitei. Na França também há estruturas boas, mas é raro encontrar algo deste nível em outros países”, concluiu ele. Uma visita que reforça laços e eleva o nível de preparação dos atletas.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Teddy Riner, lenda do judô, treina no CT Time Brasil e elogia a infraestrutura, considerando-a entre as 5 melhores do mundo. Em sua terceira visita ao país, ele destaca a técnica do time brasileiro e a semelhança com sua casa na Ilha de Guadalupe. Riner, recordista olímpico e mundial, prepara-se para Los Angeles 2028 com treinos em ne-waza e tachi-waza. Foto: Gabriel Augusto/COB.











