Nova Fronteira Agrícola: Grãos e Abastecimento no Nordeste
O potencial agrícola de Alagoas ganhou destaque na última edição do Sealba Show, que ocorreu em Itabaiana (SE). Com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, e uma comitiva de 100 alagoanos — incluindo lideranças rurais e agricultores familiares — o evento reafirmou a importância da região como uma nova fronteira agrícola no Brasil.
Melo participou da cerimônia de Homenagem ao Mérito Agro e da assinatura de convênios entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese) e o Governo Sergipano. Para ele, a agenda é vital para atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento regional. “O Sealba Show é uma vitrine estratégica para o futuro do agronegócio no Nordeste. Estamos diante de uma nova fronteira agrícola, com grande potencial de crescimento e geração de renda”, afirmou.
Sebastião Damasceno, produtor de sementes de feijão e milho crioula, também marcou presença no evento pela primeira vez. Ele destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos para a melhoria de sua produção: “Esse espaço valoriza a qualidade de vida dos nordestinos.”
O secretário de Agricultura de Sergipe, Zeca Ramos da Silva, recebeu a comitiva alagoana e enfatizou a colaboração entre os estados. “Precisamos fortalecer nossas fronteiras produtivas. A região Sealba, abrangendo partes de Sergipe, Alagoas e Bahia, se destaca pela produção agrícola, especialmente grãos e pecuária leiteira,” ressaltou.
Na região, Alagoas se destaca com 74 municípios, focando na produção de cana-de-açúcar, mandioca e soja. Sergipe e a Bahia seguem com relevância em milho, laranja e bovinocultura, respectivamente. Melo ainda acrescentou: “Alagoas pode se tornar um fornecedor estratégico de insumos, antecipando a safra da soja e fortalecendo toda a cadeia do agronegócio.”
O aumento na diversificação produtiva, especialmente na cultura do milho, é uma estratégia para garantir a sustentabilidade da agricultura no estado e a manutenção de empregos. “A região Sealba tem condições ideais e potencial para ser um polo de produção de grãos, firmando-se no novo mapa agrícola do Brasil,” concluiu Edson Maruta, secretário executivo de Políticas Agropecuárias da Seagri.
Com essas iniciativas, tanto Alagoas quanto Sergipe buscam não apenas garantir o abastecimento local, mas também estabelecer uma nova era de crescimento e inovação no agronegócio nordestino.













