logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Brasileiros no Bobsled Prontos para Milão-Cortina 2026 com Liderança de Edson Bindilatti

COMPARTILHE

O bobsled, frequentemente apelidado de “fórmula-1 do gelo”, impressiona pela adrenalina e riscos inerentes à descida dos trenós em alta velocidade em pistas cobertas de gelo. O trenó utilizado no formato 4-man, que acomoda quatro atletas, tem um peso de 210 kg, enquanto o de 2-man pesa 170 kg. Durante as competições, esses veículos podem atingir uma velocidade vertiginosa de até 140 km/h. O Brasil garantiu sua presença na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão-Cortina 2026, e competirá em ambas as categorias. No comando da equipe, estará novamente Edson Bindilatti, que continua a desafiar o tempo enquanto se prepara para sua sexta participação nos Jogos.

A condução do bobsled requer do piloto uma rápida capacidade de decisão e movimentos precisos. A direção do trenó é controlada por cordas ligadas às lâminas frontais, com argolas nas extremidades facilitando o manejo. Devido a essa complexidade, apesar da importância dos pushers e do brakeman, é o piloto quem aparece no ranking mundial. Bindilatti, prestes a completar 47 anos, mantém o entusiasmo pela competição. “A ansiedade é grande. Em breve, estaremos treinando na pista, aguardando o grande dia”, comenta. A equipe brasileira será composta por Davidson de Souza, conhecido como Boka; Luís Bacca; Rafael Souza e Gustavo Ferreira.

Com uma história que remonta aos Jogos de Chamonix em 1924, o bobsled tem o privilégio de ser uma das modalidades tradicionais nas Olimpíadas de Inverno. Para o Brasil, a jornada olímpica nesse esporte começou em Salt Lake City, em 2002. Desde então, Edson Bindilatti tem sido uma presença constante na equipe, exceto na edição de Vancouver 2010. A programação das provas em Milão-Cortina está definida, e os brasileiros competirão em fevereiro, no Cortina Sliding Center.

Edson Bindilatti iniciou sua trajetória esportiva no atletismo, destacando-se no decatlo. No entanto, foi no bobsled que ele consolidou seu legado, tornando-se recordista de participações olímpicas do Brasil na modalidade. Ao longo de sua carreira, conquistou inúmeros títulos, incluindo ser tricampeão da Copa América. Rafael Souza, natural do Rio de Janeiro, também teve início no atletismo antes de abraçar o bobsled. Com experiência em edições anteriores dos Jogos Olímpicos, ele integra a equipe ao lado de Boka, que após superar um acidente, retorna ao time trazendo sua versatilidade também do Canadá. Luís Bacca e Gustavo Ferreira completam a equipe, ambos com trajetórias iniciadas no atletismo e trazendo vigor para o time brasileiro.

Esses atletas compartilham uma paixão e determinação ímpar, prontos para representar o Brasil e deixar sua marca em Milão-Cortina 2026.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Conhecida como a “fórmula-1 do gelo”, a modalidade do bobsled terá representantes brasileiros em Milão-Cortina 2026. A equipe de 4-man, liderada por Edson Bindilatti, inclui atletas como Rafael Souza, Davidson “Boka” Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira. Bindilatti, que disputa sua sexta edição de Jogos Olímpicos, já foi tricampeão da Copa América de Bobsled. As competições acontecerão no Cortina Sliding Center. Foto: Divulgação/COB.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade