Projeto da Secretaria de Agricultura Facilita Acesso a Serviços Públicos para a Zona Rural de Alagoas
Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) está transformando a vida de famílias em comunidades rurais de Alagoas. O projeto “Agricultura Familiar em Movimento” visitou, nesta segunda-feira (26), a comunidade São José, em Junqueiro, oferecendo serviços de cidadania essenciais para mais de 90 famílias assentadas.
Os moradores da região tiveram acesso a uma série de serviços, entre eles a emissão de Carteira de Identidade, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), inscrições para o Garantia-Safra 2025-2026 e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Era uma oportunidade única de se informar sobre benefícios previdenciários, além de participar de rodas de conversa sobre educação, saúde e agroecologia, ressaltando a importância de informações sobre programas assistenciais.
O secretário de Agricultura, Marcelo Melo, que está completando 100 dias à frente da pasta, destacou a relevância do projeto. “Nossa missão é aproximar as políticas públicas dos agricultores. Levamos serviços gratuitos que garantem cidadania ao homem e mulher do campo. Queremos promover ações educativas para saúde e prevenção do uso de agrotóxicos, além de esclarecer a gratuidade na emissão do CAF e orientações sobre aposentadoria”, afirmou Melo.
Maria Francisca, agricultora e moradora da comunidade há 12 anos, participou da ação em busca de orientações sobre o Garantia-Safra e atualização de documentos. “É maravilhoso! Muitos aqui ficam perdidos sem essas orientações. Isso é uma verdadeira benção do Governo de Alagoas”, declarou.
Helena Maria, coordenadora do movimento social na comunidade, elogiou a iniciativa. “A agricultura familiar é fundamental para nós, e serviços como o oferecido pelo projeto ampliam nossas oportunidades de produção. O CAF é essencial para continuarmos a trabalhar”, ressaltou.
O projeto “Agricultura Familiar em Movimento” conta com a parceria da Emater Alagoas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e de instituições como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Instituto de Identificação, além das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social. Essa ação é um passo significativo na promoção da cidadania e na melhoria da qualidade de vida da população rural alagoana.












