Os países que compõem o MERCOSUL, que incluem Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, celebram a recente assinatura do Acordo de Associação e do Acordo Interino de Comércio com a União Europeia. Esta iniciativa representa um marco significativo nas relações comerciais, políticas e de cooperação entre as duas regiões, trazendo novas oportunidades de desenvolvimento.
O ato de assinatura contou com a participação dos Ministros das Relações Exteriores dos Estados Partes do MERCOSUL, além do Comissário de Comércio e Segurança Econômica que representa a União Europeia. A cerimônia foi prestigiada por autoridades de alto escalão de ambos os blocos, destacando a importância desse entendimento.
Os acordos estabelecem um arcabouço abrangente que fomenta a troca de bens e serviços, incentiva investimentos e estimula o crescimento econômico entre os membros do MERCOSUL e a União Europeia. A implementação desses acordos é um passo robusto para o MERCOSUL, que agora terá acesso preferencial ao mercado europeu, considerado a terceira maior economia do mundo, com uma população de aproximadamente 450 milhões de pessoas e representando cerca de 15% do PIB global.
Uma das principais conquistas para o MERCOSUL é a eliminação de tarifas sobre 92% das suas exportações para a União Europeia, o que representa um valor estimado em 61 bilhões de dólares. Adicionalmente, 7,5% das exportações, no valor aproximado de 4,7 bilhões de dólares, também terão acesso preferencial, beneficiando quase toda a pauta de exportação do bloco. Isso resultará em uma ampliação significativa do acesso ao mercado europeu, favorecendo as condições de comércio e aumentando a competitividade das empresas da região.
Além do aspecto comercial, os acordos promovem a criação de mecanismos de cooperação em áreas estratégicas que visam contribuir para um crescimento econômico e social sustentado entre os diversos países da região. Essa assinatura reafirma o compromisso dos países do MERCOSUL com a integração regional, enfatizando a importância da colaboração internacional e estabelecendo uma relação estratégica de longo prazo, que promete trazer benefícios tangíveis para a população, o setor empresarial e a economia em geral.
Assunção, 17 de janeiro de 2026.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária













